Realizado na última quinta-feira, dia 25 de outubro, o Recital Anual da Banda Concerto, esta apresentação consolidou todo o trabalho realizado pela Banda Concerto neste ano. O grupo passou por renovações em 2017, com a ampliação do corpo musical e um novo direcionamento no repertório. Neste ano, houve o ingresso de novos integrantes ao grupo, o que permitiu ampliar os estilos musicais do repertório com um maior arrojo nessas escolhas.
A realização do recital é muito importante para solidificar as ideias musicais do conjunto e para o amadurecimento da Banda. Muitos dos integrantes estiveram pela primeira vez, experimentando a vivência de um concerto com todos os detalhes e implicações que o mesmo exige, na tarefa de obter um resultado final de qualidade. Outro ponto relevante desta prática é o crescimento musical que ela propicia aos integrantes da Banda, viabilizando a eles um maior aperfeiçoamento técnico e musical.
Esta é a oportunidade de aproximar as pessoas da música instrumental e poder levar até elas um trabalho musical sério, diferenciado e de qualidade, que, muitas vezes, é desconhecido de grande parte da população. Desta forma, a Banda Concerto, através de sua música, espera contribuir para o desenvolvimento da cultura em nosso município, bem como contribuir para a difusão da música instrumental.

• Histórico da Banda
Rio Negrinho é considerado um dos polos musicais do Norte Catarinense, destacando-se com a tradição de suas bandas, fanfarras e conjuntos musicais há várias gerações. Com intuito de perpetuar a tradição musical em nosso município, em 2000 foi criada a “Banda da Escola de Música”, cujo objetivo foi oferecer um espaço para que, ao término do ensino fundamental, os alunos participantes das bandas marciais pudessem dar continuidade a sua prática musical. Nesse primeiro ano, o grupo desenvolveu um repertório basicamente composto de músicas “germânicas”, vindo de encontro à tradição e aos costumes locais.
Após o primeiro ano de atividade e com o crescimento da Banda, optou-se em expandir o repertório com a introdução de novos estilos musicais, e com isso, o grupo passou a denominar-se “Banda Concerto”. Em 2002, visando ampliar as capacidades musicais do grupo e o acesso a prática da música instrumental, foi “aberta” a participação para ex-alunos de bandas e músicos da comunidade rio-negrinhense. 
A Banda Concerto realizou inúmeras apresentações desde sua fundação, participando nos mais variados eventos, como festivais de bandas, desfiles comemorativos, concertos, concursos de bandas, eventos beneficentes, projetos, entre outros. O grupo já se apresentou em diversas cidades do estado e região, levando a sua música para cidades como Seara, no oeste do estado, Timbó, Quitandinha/PR, e até para fora do país, em uma participação no IX Festival Internacional de Bandas e Fanfarras de Melipilla, no Chile em 2003.
Atualmente o grupo está sob a regência do professor Ricardo de Espindula e conta com um total de 26 integrantes, divididos em instrumentos de sopro, madeiras e metais, e percussão. O repertório abrange estilos variados com músicas típicas alemãs, marchas, canções populares, repertório sinfônico e clássico.
A Banda Concerto visa incentivar alunos, ex-alunos, professores e músicos da comunidade a desenvolver e aperfeiçoar a prática instrumental. O grupo apresenta-se em eventos culturais e musicais, representando e elevando a cultura musical da cidade de Rio Negrinho e região.

Confira as fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *