1965: Como começou
Sr. Carlos Alberto Pinto, começou a lecionar em Volta Grande, com instrumentos cedidos pela Banda Tureck e amigos. Os primeiros alunos foram: Salvador Onorino Roel, Luiz Stoeberl, Gervásio Stoeberl, Adão Sacht, José Waldemar Sacht, Marcelino Stoeberl Sobrinho, Jurandir José Cristofolini, Francisco Krainz, Antônio Felters Filho, Bernardo Sacht, Linus Tureck, Germano Wantowski, Gerônimo Wantowski, Dorvalino Luiz Depin, João Carneiro, Edmundo Rückl, Herberto Knopp, Emílio Kupitzki, Luiz Kupitzki e Antônio Krainz.

Banda Santa Cecília: Mais tarde, o professor Carlos junto com alguns de seus alunos, fundaram a Banda Santa Cecília a qual participou e comandou por muitos anos.

1977: Aulas de música na Sociedade Musical
Durante o ano de 1977, o professor Carlos Pinto passou a lecionar aulas de música na Sociedade Musical. Os instrumentos eram cedidos pela Banda Tureck e amigos.

1982: Nasce a Escola de Música
A partir de 11/03/1982, o Sr. Carlos Alberto Pinto foi contratado pela Prefeitura Municipal para o cargo de professor de música. No dia 1º de Abril de 1982, através da lei municipal nº 222, o Prefeito Municipal Sr. Paulo Beckert criou a Escola de Música, que passou a funcionar tendo como primeiro e único professor o Sr. Carlos Pinto.

1983: Aquisição de Instrumentos
No decorrer do ano de 1983, durante a 1ª gestão do Prefeito Dr. Romeu Ferreira de Albuquerque, foram adquiridos diversos instrumentos e contratados novos professores para a Escola de Música através da Prefeitura Municipal.

1986: Inauguração
No dia 24/04/1986 foi inaugurada a sede da Fundação Municipal de Cultura na Rua Carlos Hantschel, nº 459, ao lado do Fórum, sendo a Escola de Música incorporada ao mesmo prédio.

1987: Lei n° 1005
A partir de 21/10/97 através da Lei nº 1005 de autoria do Vereador João Hoepers a Escola passou a denominar-se Escola Municipal de Música Prof. Valdeci Maia, homenagem feita ao Professor Valdeci Maia formado em Teoria e Solfejo Musical pelo Instituto de Música Carlos Wesley, sendo reconhecidamente um dos grandes incentivadores da música rionegrinhense.

1999: Reconhecimento da Secretaria de Educação
A partir do dia 24/02/99 a Escola de Música Prof. Valdeci Maia, passou a ser reconhecida pela Secretaria de Educação e do Desporto, através do registro nº 4.391.

2000: Aulas no período noturno
No ano de 2000 implantou-se aulas noturnas para oportunizar aos adultos o contato com a música.

2010: Associação de Pais e Professores
A Associação de Pais e Professores da Escola de Música Prof. Valdeci Maia, foi fundada em 12 de novembro de 2010 e desde então vem trazendo significativas melhorias para a nossa Escola. A associação é composta de todos os pais ou responsáveis de alunos, alunos acima de 18 anos e pessoas da comunidade. Constitui finalidade específica, a integração escola-comunidade, em termos de conjugação de esforços articulação de objetivos e harmonia de procedimentos.

2015: Banda Concerto e Orquestra
Em abril de 2015, através do projeto de Lei Ordinária nº 2304/2015: o Chefe do Poder Executivo Municipal foi autorizado a criar a Banda de Música Municipal de Rio Negrinho com a denominação oficial de “Banda Concerto da Escola de Musica Prof. Valdeci Maia”, que contará com a Diretoria própria, a ser estabelecida em Regulamento, sendo seu maestro, designados pelo Prefeito Municipal.

Através do projeto de Lei Ordinária nº 2305/2015: O Chefe do Poder Executivo Municipal foi autorizado a criar a Orquestra Municipal de Rio Negrinho com a denominação oficial de “Orquestra da Escola de Música Prof. Valdeci Maia”, a qual contará com a Diretoria própria, a ser estabelecida em Regulamento, sendo seu maestro, designado pelo (a) Diretor(a) da escola de Música Prof. Valdeci Maia, o qual deverá ser professor de música efetivo no quadro da Fundação Municipal de Cultura de Rio Negrinho.

2016: Lei de Utilidade Pública
A partir de 31/05/2016 através da Lei nº 2409/2016 de autoria do Vereador Erikson Linus Wantowski, fica para todos os efeitos, reconhecida de Utilidade Pública Municipal a APP – Associação de Pais e Professores da Escola de Musica Professor Valdeci Maia, entidade civil de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro nesta cidade.