Em novembro de 2010, foi fundada a Associação de Pais e Professores da Escola de Música Prof. Valdeci Maia, cujos objetivos principais são a integração da família na escola e para que os recursos das mensalidades pudessem ser administrados por um corpo administrativo e conselho fiscal. Desde a sua fundação, inúmeros foram os benefícios obtidos. Materiais didáticos, instrumentos musicais, manutenção da estrutura física, cursos de capacitação para os professores e viagens de estudos são alguns exemplos de onde os recursos são aplicados.

Além dos objetivos citados acima, também constitui finalidade da Associação

  • Estimular a transformação da Escola em Centro Cultural, através da participação da Família na Escola e da Escola na Comunidade;
  • Promover a aproximação e a cooperação entre pais e professores, de modo a interessar os membros da comunidade pelas atividades da escola e a escola pelas atividades comunitárias;
  • Interessar a Direção do Estabelecimento na promoção, bem como participar no funcionamento de cursos de interesse e necessidades comunitárias, mormente quanto à educação musical;
    Promover todos os tipos de atividades culturais de interesse da Escola e da comunidade;
  • Participar na solução de problemas de frequência e disciplina dos alunos, ainda, programas que se referem a horários e períodos de aulas, tarefas escolares, trabalhos em equipe, uniformes, livros e materiais didáticos, transportes e outros, sempre dentro da harmonia que deve marcar a convivência de pais, professores e alunos;
  • Cooperar na conservação e recuperação normal do prédio e equipamentos da Escola;
  • Administrar, de acordo com as normas, os recursos constitutivos da Caixa Escolar.