Teoria Musical é o estudo de tudo que faz a música funcionar. Ela analisa aspectos como as Propriedades do Som (Altura, Intensidade, Timbre), Fundamentos da Música (Melodia, Harmonia, Ritmo), História da Música, Formatos Musicais, etc. A Teoria Musical, basicamente, tenta entender o porquê de uma determinada demonstração musical funcionar e ter boa sonoridade em um certo contexto.

Um aspecto importante sobre o qual devemos pensar é que a teoria musical é baseada na música, não o contrário. A música, sem dúvidas, já estava presente desde o começo da humanidade. A teoria musical nada mais é que uma análise da história e dos padrões da música já existente. Então, não existe algo do tipo “se não seguir as regras da teoria musical, está errado”. Muitas vezes, a intenção do compositor ou do intérprete é justamente “quebrar as regras” da teoria.  Se não fosse por isso, jamais surgiriam novos gêneros musicais.

Por que estudar Teoria Musical?

Agora você deve estar se perguntando: “Por que eu deveria estudar todos esses tópicos? Isso irá me fazer um músico melhor? Isso irá me fazer um melhor ouvinte e apreciador de música?” Bem, como acontece com todos os tipos de conhecimento, o quanto ele vai ser útil para você depende das suas próprias intenções. Mas, sim! Saber ao menos um pouco de teoria musical torna a vida de um músico muito mais fácil. Claro que você não precisa saber uma teoria super avançada para ser um bom músico, particularmente em música popular. Mas ajuda bastante!

Além disso, a teoria musical pode ser muito útil inclusive para aqueles que não são músicos, principalmente para os interessados em música erudita. Como? Você certamente não precisa de nenhum conhecimento específico para gostar de música: você escuta alguma levada de blues do Howlin’ Wolf e a sonoridade é tão cativante e misteriosa que te faz ter arrepios. Você ouve Aria na corda sol do Bach e a melodia é tão linda que te faz sorrir e chorar ao mesmo tempo. É simples assim, não é? Com certeza! Você definitivamente não precisa saber o que são Acordes, Armaduras de Clave ou Contrapontos para ouvir música. Mas ter uma noção de teoria musical pode ajudar a entender alguns aspectos da música que você gosta, o que fará você apreciar ainda mais seus detalhes e riqueza na sonoridade.

Fonte: http://popliteral.com/br/o-que-e-musica-o-que-e-teoria-musical-e-por-que-estuda-la-aula-de-teoria-musical/

Detalhes do Curso

Faixa Etária: A partir de 12 anos

Quando: Horários de segunda à sexta-feira, com uma aula em grupo de 45 minutos por semana.

Investimento: R$ 35,00 mensais

Início: Imediato, se houver vaga disponível.